SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número45Em busca das palavras perdidas: corpo-carcereiro da mente nos distúrbios alimentaresA máscara e os sentidos da fala na linguagem do cotidiano: ressonâncias na psicanálise e na fonoaudiologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

DIATKINE, René. As linguagens da criança e a psicanálise. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.45, pp. 35-44. ISSN 0101-3106.

Neste texto o autor aborda as diferenças e o uso da linguagem das crianças em suas análises em comparação com a análise de adultos e trabalha a articulação da transferência e da contratransferência nesses dois universos, bem como do inconsciente. Através de uma entrevista de um menino pequeno explicita seu ponto de vista. Passa, a seguir, a discutir a aquisição da língua escrita a partir da língua oral, mais precisamente ligada aos contos de fadas e tradicionais contados por adultos significativos; isso vale tanto nas famílias como nas bibliotecas para crianças de todas as classes sociais e pertencentes a culturas diversas. Enfatiza as temáticas de forte cunho emocional que permitem que cada indivíduo imagine e associe a seu modo e tempo, possibilitando o acesso ao imaginário para as crianças.

Palavras-chave : Análise de criança; Contos de fadas e tradicionais; Diferenças e uso da linguagem; Transferência/ Contratransferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )