SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número45A força da linguagemSobre o uso da linguagem na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SPESSOTO, Leda Beolchi. Aquém e além da linguagem: o que observa o observador psicanalítico da relação mãe-bebê?. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.45, pp. 103-108. ISSN 0101-3106.

Neste trabalho me atenho às reverberações na mente da observadora/analista do que foi vivenciado em dado momento do processo de observação de bebê e proponho a idéia de experiência compartilhada nesta atividade, ainda que de forma assimétrica, e características distintas das sessões de psicanálise, procurando me valer de teorias sobre a mente humana que contemplam ambas situações. Um trecho da observação é apresentado em que a música foi a possibilidade de expressar e ampliar a reverberação da experiência vivida, pondo em foco outros recursos além dos verbais no trabalho do psicanalista e destacando o papel da observação de bebês na estimulação de aspectos sensíveis do psicanalista.

Palavras-chave : Função-alfa; Linguagem musical; Observação de bebê.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )