SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número45A ingenuidade de um perverso: linguagem e erotismo em Nabokov“O espelho”, no mito de Narciso, em Machado de Assis e em Guimarães Rosa: the narcissism thought as condition of ego’s structuring índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

PASSOS, Cleusa Rios P.. O desejo e a obra literária. Ide (São Paulo) [online]. 2007, vol.30, n.45, pp. 120-127. ISSN 0101-3106.

O ensaio trata das relações especulares entre autor, leitor e obra literária, tomando como aspectos fundamentais as pulsões e o desejo, noções discutidas por Freud e seguidores. Os vínculos visados se configuraram tanto graças a textos literários, quanto a depoimentos sobre o que escreveram ou leram alguns autores: dentre eles Clarice Lispector, Julio Cortázar, Graciliano Ramos, Roland Barthes e Freud. A experiência de cada um diante de certas criações é aqui repensada, levando-se em conta não apenas o que afirmam sobre elas, mas também o que negam, pois aí entram em jogo “efeitos do inconsciente”. Merece ainda reflexão a necessária passagem dos elos de identificação das leituras iniciais, relativas a qualquer obra, ao necessário distanciamento crítico das posteriores.

Palavras-chave : Autor; Desejo; Efeitos do inconsciente; Leitor; Obra literária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )