SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número46Publicidade, perversões, fobiasSolitude: virando a solidão pelo avesso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

FAVILLI, Myrna Pia; TANIS, Bernardo  e  MELLO, Maria Celina Anhaia. A infância roubada: uma reflexão sobre a clínica contemporânea. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.46, pp. 33-37. ISSN 0101-3106.

Os autores pretendem desenvolver uma reflexão sobre as vicissitudes da infância na clínica contemporânea. Baseiam-se, para tal, em alguns conceitos provenientes da antropologia e da sociologia, que se ocupam do estudo de características próprias de nossa época, como a aceleração do tempo, o excesso de espaço e o excesso de interpretações. Utilizando idéias de transitoriedade, rapidez, não-pertinência, próprias dos "não-lugares", levantam a hipótese da infância atual, vista em nossas clínicas, entendida como um "nãolugar" dentro do tempo de vida. Os autores tocam no modo como a cultura atual atravessa a interioridade parental e se reflete nos processos de subjetivação, inculcando na criança a urgência de satisfação de aspectos narcísicos. Discutem como a infância perde sua especificidade de tempo lúdico, de tempo mágico, de pertinência às fantasias simbolizadas toda vez que essa urgência do "futuro adulto" atravessa o imaginário parental e se questionam sobre como pensar as angústias desses pais, frutos de outro tempo, de um tempo do brincar.

Palavras-chave : Adolescência antecipada; Clínica contemporânea; Cultura narcísica; Lugar da infância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )