SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número46Solitude: virando a solidão pelo avessoOs sonhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MAGDALENO JUNIOR, Ronis. A dialética de Eros e o mal-estar na cultura hoje. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.46, pp. 46-51. ISSN 0101-3106.

O presente ensaio tem como objetivo lançar um olhar psicanalítico sobre a cultura, refletir sobre a prática clínica contemporânea e o lugar do psicanalista dentro desta sociedade mutante e mudada em relação àquela na qual Freud escreveu e inscreveu sua obra. O autor se propõe uma reflexão sobre o que acontece na cultura a partir do século XX, visando expandir o alcance do método em relação ao novo sujeito que se apresenta nos consultórios de psicanálise. Partindo de dois grandes trabalhos de Freud sobre a cultura, Psicologia de grupo e análise do ego e O mal-estar na cultura, o autor propõe a tese que o homem ao invés de se destruir, como temia Freud, encontrou, enquanto espécie, uma saída que protege do aniquilamento à custa de um esvaziamento reflexivo que se expressa por um empobrecimento da linguagem, e que isola o sujeito dentro de seu narcisismo. As implicações clínicas desta mutação antropológica são exemplificadas através de material clínico.

Palavras-chave : Adolescente; Cultura; Pós-modernidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )