SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número46O sujeito (oculto) e a cidade: a arte de WodiczkoDepois de Strachey índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

GUELLER, Adela Stoppel de. Restos transferenciais. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.46, pp. 110-114. ISSN 0101-3106.

O texto trata do viés pelo qual Lacan analisa o caso do homem dos lobos, em 1952. Tomando as notas inéditas dessas aulas como cena originária que pode ser lida a posteriori, reflete-se sobre uma pergunta recorrente na obra posterior de Lacan: quais são os efeitos de uma análise? Levanta-se a hipótese de que o fato de o homem dos lobos ter se submetido a uma segunda análise - com Ruth Mack Brunswick -, na qual pôde trabalhar os restos transferenciais não liquidados da análise com Freud, incidiu na teorização de Lacan sobre o fim da análise, articulando essa questão ao desejo do analista. O homem dos lobos revela a Lacan a importância que esse segundo tempo de análise teve para pensar a incidência do desejo de Freud e compreender o laço transferencial que esse sujeito manteve até o fim de seus dias com a psicanálise.

Palavras-chave : Fim da análise; Homem dos Lobos; Lacan; Transferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )