SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número47Sobre o fundamentalA metapsicologia no horizonte estético: assombro e estranhamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SILVA, Franklin Leopoldo e. A conduta indiferente. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.47, pp. 24-29. ISSN 0101-3106.

O objetivo do texto é compreender certos traços de uma conduta que ganha generalidade na época contemporânea: a indiferença. Não se trata apenas de um comportamento, mas de um modo de ser, razão pela qual é preciso relacioná-la com a construção da subjetividade e com a experiência da alteridade. Para isso utilizamos como instrumentos de elucidação O ser e o nada, de Sartre e O homem sem qualidades, de Musil, procurando indicar que, na filosofia da existência a alteridade interna ao sujeito torna-se meio de constituição da subjetividade por via da liberdade, e no romance de Musil a ausência de unidade substancial redunda na dissolução da realidade subjetiva e na opacidade do mundo objetivo. A indiferença aparece então como uma conduta específica, embora contenha elementos da familiaridade e da estranheza.

Palavras-chave : Alteridade; Consciência; Existência; Fragmentação; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )