SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número47A conduta indiferenteO vôo do corvo sobre os jardins da Torre de Babel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

JUNQUEIRA FILHO, Luiz Carlos Uchôa. A metapsicologia no horizonte estético: assombro e estranhamento. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.47, pp. 30-36. ISSN 0101-3106.

Este artigo procura estabelecer algumas raízes essenciais na caracterização da metapsicologia como um recurso psíquico econômico, dedicado a representar as experiências emocionais através de “artimanhas estéticas”. A primeira influência apresentada é o estado de mente de “estranheza” descrito no artigo Das unheimliche de Freud, o par de adjetivos heimliche/unheimliche sendo considerado o termo metapsicológico por excelência. A segunda influência é a contribuição da “Escola Britânica de Estética Psicanalítica”, com destaque para os conceitos de “conflito estético” e “reciprocidade estética” de Meltzer e Meg Harris Williams, ilustrados através de uma análise crítica do poema “The tiger” de William Blake; a formação de ideogramas proposta por Bion é exemplificada clinicamente para ressaltar suas implicações econômicas e estéticas. Finalmente, é apresentado um exemplo de “unheimliche cultural”, um embate imaginário entre um cavaleiro medieval, Sir Lancelot, e o nosso Lampião, rei do cangaço.

Palavras-chave : Conflito estético; Ideogramaticização; Metapsicologia; Reciprocidade estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )