SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número47O vôo do corvo sobre os jardins da Torre de BabelAmor e sexualidade: uma linguagem extraviada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MENEZES, Luís Carlos. Sexualidade e pós-modernidade. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.47, pp. 44-47. ISSN 0101-3106.

O autor enfatiza na concepção freudiana do sexual a descoberta de uma indeterminação, de uma imprevisibilidade a priori em seu âmago, e que a torna irredutível, na singularidade que assume em cada um, a qualquer projeto que busque ordem e previsibilidade na condição humana, em sua inserção social. O sexual freudiano encontrado pela psicanálise é, portanto, de saída, refratário a todo projeto racionalista, tanto científico como político, característicos dos ideais da modernidade. Nas sociedades ocidentais atuais, a liberalidade e uma certa liberdade em relação aos comportamentos sexuais parecem levar, paradoxalmente, apesar dos ganhos que representam, a uma sexualidade “domesticada”, conformista, a um simulacro do sexual como forma contemporânea de sua repressão.

Palavras-chave : Modernidade/pós-modernidade; O sexual; Totalitarismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )