SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número47Amor e sexualidade: uma linguagem extraviadaO olhar sobre o estrangeiro: The gaze on the foreigner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto. O corpo como estrangeiro. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.47, pp. 54-60. ISSN 0101-3106.

O texto trata da questão da construção da representação psíquica do corpo próprio e da aquisição da diferença sexual. Baseado no estudo do transexualismo e dos chamados estados intersexuais”, ou pseudohermafroditismo, o autor discute como o corpo é percebido nestas duas configurações psíquicas e analisa os elementos presentes na construção do sentimento de identidade sexual e suas relações com o corpo. No transexual, o corpo é visto como estrangeiro, pois em desacordo com o sentimento de identidade sexual; nos intersexuais, o corpo torna-se estrangeiro quando o sujeito é informado que não pertencer ao sexo que lhe fora atribuído, fazendo emergir um real que não corresponde aos universais da anatomia em relação às categorias do masculino e do feminino. A partir daí, coloca-se a questão da diferença dos sexos: em que consiste essa diferença? Onde ela se situa? Na linguagem? Na lei? Será ela apenas um operador?

Palavras-chave : Corpo próprio; Diferença sexual; Estados intersexuais; Identidade sexuada; Transexualismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )