SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número47O corpo como estrangeiroRacismo: uma questão cada vez mais delicada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

CEREIJIDO, Fanny Blanck. O olhar sobre o estrangeiro: The gaze on the foreigner. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.47, pp. 61-65. ISSN 0101-3106.

A palavra estrangeiro contém a raiz grega xenos e exprime o desprezo e a estranheza suscitados pelo que se considera estranho, alheio, bárbaro e indesejável. O preconceito é a parte inconsciente da ideologia da sociedade que justifica a discriminação, a separação e a exploração de um grupo por outro. Racismo e ódio pelo estrangeiro implicam a impossibilidade de se desenvolver sem desvalorizar, excluir e odiar os que são diferentes. Atribuir traços indesejados ao outro provém da necessidade de proteger a coerência da própria imagem. O ódio racista dá lugar ao ódio pela cultura, costumes, tradições e religião do outro. Sem dúvida, há forças libidinais ligadas ao outro que permitem a integração dos estrangeiros nas sociedades. Simultaneamente ao desenvolvimento do racismo moderno, surge uma descoberta etnológica de grande importância que confirma o mito adâmico que propõe uma única origem para a humanidade.

Palavras-chave : Estrangeiro; Etnocentrismo; Outro; Prejuízo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )