SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número47Sintaxe do tempo nos tempos de hojeO nascimento da melancolia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MUSZKAT, Susana. Desamparo e violência de gênero: uma formulação. Ide (São Paulo) [online]. 2008, vol.31, n.47, pp. 125-132. ISSN 0101-3106.

O presente artigo, partindo de uma crítica às políticas públicas em violência de gênero, pretende trazer ao leitor, as noções fundamentais da teoria construcionista e de como as articulei com a metapsicologia freudiana, uma vez que vejo nessas duas teorias do conhecimento, um denominador comum fundamental: o processo de desconstrução de paradigmas e modelos de funcionamento fixos. Nesse sentido, o trabalho, embora focado mais exclusivamente nas práticas violentas masculinas, tem como aspiração maior, evidenciar um modo de se pensar e praticar o trabalho clínico psicanalítico para além da clínica individual. Proponho uma distinção entre modalidades de atos violentos, cunhando a expressão desamparo identitário. Essa proposição, embora formulada a partir do estudo das práticas de violência masculina, carrega a possibilidade de ser estendida, contribuindo na compreensão de fenômenos de universos bem distintos, do âmbito social, individual e institucional.

Palavras-chave : Construcionismo social; Masculinidade; Psicanálise; Violência de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )