SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue48Freud’s thought and psychoanalysis: the paper attritionFrom the word of the body to the body of the word: the imprisioned letter author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

CAZNOK, Yara Borges. Escrever e escutar música. Ide (São Paulo) [online]. 2009, vol.32, n.48, pp. 74-81. ISSN 0101-3106.

A escrita da música ocidental adotou o espaço como dimensão organizadora de um de seus principais constituintes, as frequências. Essa maneira de conceber a grafia musical formou e construiu um ouvido que percebe, além dos sons, movimentações e gestos sonoros que correspondem a imagens e figuras visualmente confirmadas pela escrita. As poéticas da Augenmusik e da Word-Painting são tomadas como modelos para a explicitação do relacionamento entre visão e audição tendo a escrita como mediadora, e excertos musicais do período barroco - J. S. Bach, em especial - são analisados sob esse ângulo.

Keywords : Grafia e percepção musical; Figuratividade e imagens musicais; Visão e audição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )