SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número48Escrever e escutar músicaA forma: sua importância semiótica e psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

ALMEIDA, Mariângela Mendes de. Da palavra do corpo ao corpo da palavra: a letra aprisionada. Ide (São Paulo) [online]. 2009, vol.32, n.48, pp. 82-88. ISSN 0101-3106.

A partir de considerações evocadas pelo trabalho com dois pacientes que apresentam níveis diferentes de funcionamento mental, a autora descreve uma situação em que a manifestação da “escrita” se dá como “extensão do corpo”, e outra em que a inscrição concreta da letra “no corpo” ocorre, em contexto de anestesia quanto à vivência de dor psíquica. Para que o trabalho analítico possa fortalecer a consistência das expressões e das várias manifestações psíquicas de forma abrangente, enfatiza-se a atenção e a escuta, tanto a aspectos elaborados e “mentalizados”, quanto a aspectos primitivos, expressos ainda em um registro sensorial, a serem acolhidos e processados na relação paciente-analista.

Palavras-chave : Estados primitivos da mente; Dor psíquica e anestesia; Comunicação paciente-analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )