SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número49Psicanálise e mistério: o sonho de Nick BantockA música enquanto sonho: a trilha sonora enquanto elemento onírico em De olhos bem fechados, de Stanley Kubrick índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

POLETTO, Thays Renata  e  FERNANDES, Márcio. Sons para sonhar: sonhos para ouvir - as radionovelas e a mágica da palavra falada no rádio. Ide (São Paulo) [online]. 2009, vol.32, n.49, pp. 135-147. ISSN 0101-3106.

Cego de nascimento, o rádio estimula a criação de representações mentais com a sensação da simultaneidade temporal, do que vivemos, sentimos e sonhamos agora, no momento presente. Sons radiofonizados carregam o sentido da presença e nos dão a impressão de que estamos acompanhados; eles sugerem imagens que, no rádio, não se limitam ao tamanho da tela. Este artigo discute essas características das transmissões radiofônicas a partir do momento da audição de radionovelas, as soap-operas, voltando-se especialmente para a que mais fez sucesso em toda a América Latina: O direito de nascer, do cubano Félix Caignet. Combinando voz, música, efeitos sonoros e silêncio (elementos que compõem as mensagens sonoras), as radionovelas foram um fenômeno de época, mas também emissões com a adaptação de A guerra dos mundos, por Orson Welles, episódios importantes que mostram a força da palavra falada, no caso, mediatizada pelo rádio. O texto também trata da audição das transmissões atuais, da identificação de ouvintes e personagens, da mágica presença da voz separada do corpo no ritual radiofônico e da possibilidade de vivenciar outros papéis e situações, além dos habituais, o que aproxima as emissões radiofônicas do onírico.

Palavras-chave : Rádio; Radionovelas; Escuta; Sonho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )