SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número49Sonhação: o sonho sem peleO Discurso de Roma: ponto de inflexão da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MENEZES, Luís Carlos. Os tempos do après-coup. Ide (São Paulo) [online]. 2009, vol.32, n.49, pp. 165-169. ISSN 0101-3106.

O autor, com base nos relatórios de J. André e de B. Chervet, em discussão no 69º Congresso de Psicanalistas de Língua Francesa, argumenta, tanto no plano clínico como metapsicológico, em favor da conveniência em se manter uma flexibilidade metapsicológica na consideração de casos borderlines de maneira a não acentuar em demasia as diferenças entre a abordagem clínica destes e a clínica considerada clássica, com pacientes neuróticos. Aponta para condições de pacientes neuróticos em que se imbricam situações que são trabalhadas com base na teoria do recalque secundário e situações de desestruturação grave, ainda que pontual, e que se aproximam de funcionamentos borderlines. A análise destes, comportando, por sua vez, momentos transferenciais ambíguos, que envolvem dificuldades primitivas do ego e manifestações pulsionais edípicas.

Palavras-chave : Pacientes borderlines; Traumatismos precoces; Recalque secundário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )