SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número50“Ninfa, que todos meus pecados possam ser lembrados em tuas orações”De Freud para Joan Riviere e “os ingleses”, com raiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

HIRCHZON, Cecília Luiza Montag. Cartas de Winnicott. Ide (São Paulo) [online]. 2010, vol.33, n.50, pp. 83-88. ISSN 0101-3106.

Este texto tem como fundamento um livro de Robert Rodman a respeito das cartas de Winnicott, endereçadas em sua maior parte a analistas contemporâneos. Através dessa correspondência vai se apreendendo o cenário psicanalítico da época. Dentro dele vão surgindo afinidades com alguns analistas, posições polêmicas com outros, comparações entre as várias abordagens e finalmente a circunscrição de sua própria contribuição. A partir dessas cartas vão se delineando características pessoais do autor, que revelam o seu comportamento multifacetado e frequentemente paradoxal. No final, uma citação de Merleau-Ponty põe em evidência o fato de que essa obra só poderia corresponder à vida dessa figura humana única que foi D. W. Winnicott.

Palavras-chave : Vida; Obra; Autenticidade; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License