SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número51Subjetividade e clínica psicanalítica: o urso, a menina e a florEdward Hopper e a imagem cinematográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

NAKASU, Maria Vilela Pinto. Além das projeções do artista: a interpretação freudiana circunscrita ao universo da obra. Ide (São Paulo) [online]. 2010, vol.33, n.51, pp. 146-158. ISSN 0101-3106.

“O Moisés de Michelangelo” (1914) apresenta um tipo de interpretação psicanalítica não autobiográfica. Diferentemente da análise de Leonardo da Vinci, Dostoievski e Christoph Haizmann, para sua interpretação em “O Moisés de Michelangelo” Freud prescinde da biografia do artista na elaboração de suas hipóteses, o que nos fornece subsídios para supor a existência de dois estilos de Freud na interpretação das obras de arte de maneira geral: a análise biográfica e a análise circunscrita ao universo da obra artística. Este artigo se propõe a discutir, em campo maior do que comumente se costuma denominar “psicanálise aplicada”, em que medida a crítica que tende a reduzir a interpretação psicanalítica da arte ao par complementar artista-obra opera certo reducionismo psicológico.

Palavras-chave : Cultura; Obra de arte; Freud; Psicanálise aplicada; Interpretação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License