SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue51Beyond of artist projections: the freudian interpretation circumscribed to the universe of the work of artThe eyes of the literature: myths, characters, genres author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

KURTINAITIS, Marcos. Edward Hopper e a imagem cinematográfica. Ide (São Paulo) [online]. 2010, vol.33, n.51, pp. 161-176. ISSN 0101-3106.

Neste artigo, o autor se propõe a expor e analisar a relação de mútua influência entre a obra do pintor norte-americano Edward Hopper e o cinema. A transposição de seus temas e elementos estilísticos para certos filmes é discutida, assim como o papel de sua pintura na fixação de uma iconografia da realidade norte-americana reproduzida pelo cinema. Uma comparação mais detida é estabelecida entre elementos da pintura de Hopper e do cinema de Wim Wenders e Michelangelo Antonioni. Por fim, discute-se no artigo a pertinência da classificação de Edward Hopper como um pintor realista, pondo em evidência as implicações de uma afirmação desse tipo, bem como considerações sobre o realismo no cinema e a manifestação de elementos psicológicos nos quadros de Hopper.

Keywords : Artes; Pintura; Cinema; Edward Hopper; Michelangelo Antonioni; Wim Wenders; Realismo; Surrealismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License