SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número51Além das projeções do artista: a interpretação freudiana circunscrita ao universo da obraOs olhos da literatura: mitos, figuras, gêneros1− Giusi Baldissone índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

KURTINAITIS, Marcos. Edward Hopper e a imagem cinematográfica. Ide (São Paulo) [online]. 2010, vol.33, n.51, pp. 161-176. ISSN 0101-3106.

Neste artigo, o autor se propõe a expor e analisar a relação de mútua influência entre a obra do pintor norte-americano Edward Hopper e o cinema. A transposição de seus temas e elementos estilísticos para certos filmes é discutida, assim como o papel de sua pintura na fixação de uma iconografia da realidade norte-americana reproduzida pelo cinema. Uma comparação mais detida é estabelecida entre elementos da pintura de Hopper e do cinema de Wim Wenders e Michelangelo Antonioni. Por fim, discute-se no artigo a pertinência da classificação de Edward Hopper como um pintor realista, pondo em evidência as implicações de uma afirmação desse tipo, bem como considerações sobre o realismo no cinema e a manifestação de elementos psicológicos nos quadros de Hopper.

Palavras-chave : Artes; Pintura; Cinema; Edward Hopper; Michelangelo Antonioni; Wim Wenders; Realismo; Surrealismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License