SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue52Our strange loveEnsaio sobre a íntima e complexa relação entre o amor e o sexo: Essay on the intimate and complex relationship between love and sex author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

HADDAD, Gisela. Encontros amorosos: amor, paixão e desejo na cultura moderna. Ide (São Paulo) [online]. 2011, vol.34, n.52, pp. 123-131. ISSN 0101-3106.

O texto tenta refletir sobre as implicações das mudanças nas questões que giram em torno do amor e do sexo na constituição das uniões amorosas. Resgata de forma resumida as coordenadas históricas e culturais que organizaram a vida amorosa desde a modernidade e sua articulação com os mecanismos de construção de uma particular subjetividade. A literatura romântica oferece um retrato tanto da exaltação do amor e dos destinos trágicos das paixões como do debate inédito sobre o sexual humano, além de promover a construção de cenários de encontros, desencontros e experiências amorosas cujas sensações especiais e dores pungentes passam a colorir as fantasias humanas.

Keywords : Amor; Sexualidade; Psicanálise; Modernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )