SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número52“Desenredo” de Guimarães Rosa: descobertas de uma leituraO milagre do amor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

FRAYZE-PEREIRA, João A.. Arte e inveja: relações entre amor e ódio, clínica e política na era do vazio. Ide (São Paulo) [online]. 2011, vol.34, n.52, pp. 157-171. ISSN 0101-3106.

A motivação para escrever este artigo surgiu das análises que realizo de alguns artistas, nas quais observei a manifestação da inveja e as implicações desta nos processos criativos por eles desenvolvidos. Considerando as principais características da cultura contemporânea que, desde a obra de Lipovetsky (2005), passou a ser conhecida como “era do vazio”, interroga-se a possibilidade de a arte, como expressão amorosa, manifestação da pulsão de vida, constituir um campo de tensão na relação com a inveja, que é manifestação da pulsão de morte, um sentimento esterilizante da curiosidade e um dos determinantes da indigência psíquica de nosso tempo. Tendo em vista esse contexto, revela-se a dimensão política da arte e da clínica psicanalítica.

Palavras-chave : Inveja; Arte contemporânea; Era do vazio; Banalidade do mal; Clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )