SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número52O milagre do amorVoilà mon coeur: o gesto amoroso do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

MELLO, Jansy Berndt de Souza. Amor, luto e psicanálise. Ide (São Paulo) [online]. 2011, vol.34, n.52, pp. 185-192. ISSN 0101-3106.

Neste ensaio, desenvolvo algumas conjecturas sobre os muito estudados talentos de Eros para vincular objetos, emoções e ideias, assim como sobre a operação do amor no setting da psicanálise. A meu ver, uma das principais tarefas do psicanalista, por meio da própria oscilação constante entre “paciência” e ”segurança” (entre as posições esquizoparanoides e depressivas, em Bion), resulta na mútua elaboração das sucessivas perdas que todos os indivíduos diariamente sofrem. Entendo, dessa forma, o fardo do amor [contra(trans)ferencial] em psicanálise como propiciando um continente adequado para a vivência de lutos compartilhados, assim como pela sua qualidade de não apenas criar, como ainda cortar laços.

Palavras-chave : Amor transferencial; Amor real; Eros; Luto compartilhado; “Paciência e segurança”; “Orfeu, Eurídice, Hermes”; Recordar; Esquecer; Laços simbióticos, parasíticos e comensais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )