SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número54A noção mítica de Kháos na Teogonia de HesíodoO caos, a arca e o mundo: análise, sujeição e liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

BENITO JUNIOR, Eugênio. A ética, o caos e a felicidade. Ide (São Paulo) [online]. 2012, vol.35, n.54, pp. 39-54. ISSN 0101-3106.

O Caos se instala como personagem na cultura ocidental ao surgir como divindade primordial na mitologia grega. De sua infinita capacidade de criar o vazio sem fim, vão surgindo alguns de seus descendentes - a Noite e suas filhas Vingança, Sarcasmo e Morte. Para equilibrar o desenvolvimento caótico surge Eros e sua luta contra o Caos ajuda a criar o conceito de racionalidade. Gradativamente, em um ciclo eterno, a razão parece ir retornando ao caos e renascendo, como mostram as inúmeras crises do pensamento racional, desde a Grécia aristotélica até os tempos atuais em que a Física Quântica mostra o Universo como uma combinação de naturezas que convivem em um estado de superposição. Em meio a esse frenesi caótico de vida e de morte, em que lugar se encontra a felicidade?

Palavras-chave : Caos; Ética; Tecnologia; Felicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )