SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número54Nem Caos, nem Cosmos: "Conhecimento" e "Metaconsciência" (sobre a possibilidade de uma mente humana)Duras, o deslumbramento da língua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

HERRMANN, Fabio  e  HERRMANN, Leda. Notas sobre campo e campo psicanalítico. Ide (São Paulo) [online]. 2012, vol.35, n.54, pp. 139-147. ISSN 0101-3106.

Trata-se de artigo inédito, escrito em 2001, a partir de notas para a conferência "Campo Psicanalítico" proferida pelo autor, no mesmo ano, na SBPSP. Trata de dois conceitos metodológicos da Teoria dos Campos: a) Campo, definido como inconsciente operacional enquanto efeito reconhecível ou o caminho e as operações que o desvelam, e sempre tomado no plural; b) Campo Psicanalítico, o campo das rupturas de campo. O autor revisita seu trabalho com o conceito de inconsciente, entendido como campo de suporte de sentidos que se manifestam ao homem e no mundo em representações - campo que abriga regras que o método psicanalítico revela, desvela e produz por sua ação inerente de ruptura de sentidos, ou, nos termos do autor, por ruptura de campo. Usa, também, fragmentos da discussão que compõe o prefácio do livro que estava em vias de publicar naquele ano, Introdução à teoria dos campos.

Palavras-chave : Teoria dos campos; Campo; Campo psicanalítico; Fabio Herrmann.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )