SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número54Duras, o deslumbramento da línguaEntre sonho e memória: uma leitura do romance De Amor e Trevas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

TURA, Ana Beatriz Wanzeler. Canção e psicanálise: ousadia ou possibilidade do mais além em uma escuta psicanalítica, a que se destina?. Ide (São Paulo) [online]. 2012, vol.35, n.54, pp. 155-171. ISSN 0101-3106.

Este artigo propõe uma Psicanálise implicada no âmbito da cultura, através da leitura de uma manifestação popular, a canção conhecida como Música Popular Brasileira. Representada nas vozes dos músicos e compositores Noel de Medeiros Rosa (1910-1937) e João Batista de Nogueira Júnior (1941-2000), nascidos no Rio de Janeiro e representantes de uma poética humorística e de uma poética da criação, respectivamente - concebidas nos meios populares e tendo o samba como ritmo privilegiado -, à luz da metapsicologia freudiana do humor e da criatividade em D. W. Winnicott, sustentamos que a livre associação na Psicanálise e a licença poética na canção, com suas devidas especificidades, apontam para uma dimensão estética na fala coloquial, que, amparada no humor, pode ser prenhe de sentidos.

Palavras-chave : Psicanálise; MPB; Humor; Clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )