SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número55Baixio das Bestas e Febre do Rato: dois filmes de Cláudio Assis - diferentes caminhos para os excessos de viverA religância1, ou do erotismo materno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

NISKIER, Clarice. "SOPHROSYNE". Ide (São Paulo) [online]. 2013, vol.35, n.55, pp. 195-201. ISSN 0101-3106.

O texto é um elogio ao excesso que desvenda nossas fantasias e permite nosso aprimoramento moral e espiritual através do processo criativo. A repetição teatral é entendida referênciascomo um ritual para a depuração de nossos instintos, pensamentos e sentimentos. Mas o próprio artista, mesmo consciente e treinado para elaborar seus excessos, não está imune às tentações do consumo e às ideologias dominantes que embaralham os valores humanos e deixam tontos os indivíduos. A atriz se confessa estressada, exaurida por seu próprio "ego", tendo que recorrer à "sophrosyne", para reencontrar sob a poeira da rotina a sua própria medida.

Palabras clave : Processo; Síntese; Aprimoramento; Depuração; Consciência; Queda; Vazio; Ideologia; Fantasia; Incêndio; 11 de Setembro; Copos de cristais; A medida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )