SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número56Fé e razãoPossibilidades e limites das teorias psicanalíticas: a questão da religiosidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SAFRA, Gilberto. Disponibilidades para a realidade psíquica não sensorial: fé, esperança e caritas. Ide (São Paulo) [online]. 2013, vol.36, n.56, pp. 91-104. ISSN 0101-3106.

Nesse artigo o ser humano é abordado como ser aberto, no qual o psiquismo estaria em contínuo processo de constituição, que se daria por meio de três interfaces fundamentais: com a corporeidade, com o outro, com a área das experiências não sensoriais. Nessa última fronteira, encontramos a abertura para os fenômenos do sagrado, dos valores e pensamentos abstratos. Percebe-se que o psiquismo humano organiza-se por meio de uma estrutura religiosa. Nesse tipo de vínculo psíquico encontra-se a presença de imagens de potência e do divino, matriz a partir da qual surgem os fenômenos conhecidos por idealização. Discute-se a passagem desse registro saturado sensorialmente para o registro não sensorial, por meio de três disponibilidades fundamentais: Fé, Esperança e Caritas. Essa discussão é feita em companhia de três autores: Bion, Winnicott e São João da Cruz.

Palavras-chave : Religiosidade; Espiritualidade; Fé; Esperança; Caritas; Realidade psíquica não sensorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )