SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número56Uma neurose demoníaca do século XXIEntre a criação e a invenção: a busca pela forma em George Steiner, Wilfred Bion e Rem Koolhaas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

AMARAL, Mônica Teixeira do. O rap, a revolução e a educação: do Bronx à Primavera Árabe. Ide (São Paulo) [online]. 2013, vol.36, n.56, pp. 145-159. ISSN 0101-3106.

Este artigo propõe uma reflexão sobre o mundo globalizado, procurando delinear conexões entre a diáspora africana na modernidade e os movimentos de protesto que se espalharam por países e regiões periféricas, a partir de estudos sobre o movimento hip-hop e a formação da juventude moradora das periferias. Curiosamente, na sua maioria, estes movimentos fizeram-se acompanhar de músicas urbanas de protesto que eram embaladas nas ruas em meio às manifestações, com destaque para o estilo rap. A leitura de autores norte-americanos e brasileiros a propósito da formação das periferias das metrópoles, e de estudiosos de outras partes do mundo sobre o papel do movimento hip-hop na formação da juventude moradora das periferias, foi fundamental para a presente reflexão. Uma pesquisa realizada com jovens de uma região periférica da cidade de São Paulo, envolvendo a música e a composição de letras de rap, propiciou um novo olhar para uma educação voltada à diversidade.

Palabras clave : Rap; Pedagogia crítica; Resistência e indignação; Transformação social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )