SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número57O sujeito da diferença e a multidãoMassa e poder: das maltas à paranoia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

VASCONCELOS, Joana Salém. Entre a guerra social e a crise da política. Ide (São Paulo) [online]. 2014, vol.36, n.57, pp. 41-53. ISSN 0101-3106.

O presente artigo é uma reflexão sobre o atual paradoxo da situação histórica brasileira, agudizado a partir de junho de 2013: por um lado, o estado de guerra social torna urgente um conjunto de transformações estruturais em direção à garantia dos direitos humanos; por outro, os instrumentos políticos disponibilizados pela democracia brasileira atravessam profunda crise de credibilidade. Este paradoxo contextualiza o surgimento de atores como os Black Blocs, que propõem uma tática agressiva de revolta, sem qualquer intencionalidade de disputa do poder. Com tal quebra de confiança em relação ao sistema, a estabilidade mínima necessária ao funcionamento de uma organização programática passa a ser vista com receio, dificultando o surgimento de novas representações políticas que vocalizem os sentimentos de indignação das ruas.

Palabras clave : Junho de 2013; Guerra social; Crise da política; Black Blocs.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )