SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número57Massa e poder: das maltas à paranoiaMassa e práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

HERRMANN, Leda Affonso Figueiredo  e  HERRMANN, Fabio. O poder não corrompe, revela. Ide (São Paulo) [online]. 2014, vol.36, n.57, pp. 73-91. ISSN 0101-3106.

Trata-se da última conferência de Fabio Herrmann, quando já doente, transcrita e preparada como artigo. O tema do poder é pensado psicanaliticamente de forma semelhante ao trabalho freudiano de formações da cultura. O autor lança mão de três modelos de pensamento para considerar a questão do poder na sociedade atual, principalmente o poder político, perseguindo sempre o ponto em que a interpretação expõe seu avesso, ou seja, a revelação do como o poder se compõe em sua forma de domínio social e do sujeito psíquico. Finaliza com considerações do poder na e da Psicanálise, para a qual o nosso mundo, cada vez mais psíquico, impõe a tarefa de trabalhar a emersão de sentidos pela condição peculiar do método psicanalítico de pôr em relevo o que potencialmente há no sujeito e é na cultura.

Palavras-chave : Poder; Método da psicanálise; Formações da cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )