SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número57Psicanálise e homossexualidade: da apropriação à desapropriação médico-moralCostura delirante de um Vestido de noiva: um exercício de interpretação psicanalítica nos palcos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

OLIVEIRA, Solange de. Arthur Bispo: memórias de uma salvação. Ide (São Paulo) [online]. 2014, vol.36, n.57, pp. 179-189. ISSN 0101-3106.

Em sua passagem pela Terra, Arthur Bispo do Rosario atendeu a diversas categorias de exclusão: raça, origem, quadro clínico e posição social, todas devidamente transmutadas pela força de verdade de seu trabalho artístico, que instiga e mobiliza a percepção solicitando diferentes aspectos do universo das expressões humanas. A linha condutora deste trabalho aborda a obra secundarizando e relativizando a patologia. Adota, como perspectiva, a voz da exclusão. Prioriza a reflexão sobre o fazer artístico e o querer dizer em seu sentido mais íntimo e profundo, articulando a memória pessoal e social com os conceitos de arte ressignificados e imbricados sob o prisma de um interno em uma instituição psiquiátrica alienado do mundo. A obra têxtil de Bispo do Rosario é o retrato de um Brasil abolicionista, do catolicismo rústico e das tradições artesanais e folclóricas. Interpõe-se, por sua riqueza de expressão, como instrumento potencial para a reflexão sobre questões sociais, humanitárias e, evidentemente, estéticas.

Palavras-chave : Arthur Bispo do Rosario; Arte; Memória; Trabalho artístico; Sociologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )