SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue59The ideograms of FrancescoCastaway words: life histories of a homeless in Brasília author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

FONOFF, Fernanda Mara Colucci. Martim - pescador de palavras: a trama da linguagem em Clarice Lispector. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.37, n.59, pp. 69-79. ISSN 0101-3106.

A trama da linguagem no tocante à concepção e ao enredo da obra A maçã no escuro (1961), de Clarice Lispector, é nosso fio condutor. A linguagem de Martim, entrelaçada à sua aventura interior - seu percurso pela e para linguagem, a fim de alcançar sua individuação, através do retorno simbólico à gênese do mundo, à gênese do homem e à gênese da criação literária -, é o que nos propomos a acompanhar de perto nesta análise. Para tanto, realizar-se-á o estudo do percurso de Martim, que se caracteriza, sobretudo, pelos movimentos narrativos de recuos assim como de avanços, ao qual denominaremos de movimento helicoidal. A fortuna crítica da autora, especialmente da crítica literária deste romance, unidas à teoria psicanalítica assim como à teoria literária, servirão como subsídios desta empreitada.

Keywords : Psicanálise; Literatura; Linguagem; Clarice Lispector; Individuação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )