SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número59Martim - pescador de palavras: a trama da linguagem em Clarice Lispector índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

JABUR, Pedro de Andrade Calil. Palavras náufragas: relatos de vida de uma moradora de rua em Brasília. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.37, n.59, pp. 81-93. ISSN 0101-3106.

Este artigo busca apresentar a construção de um planejamento metodológico de uma pesquisa realizada com população em situação de rua em Brasília (Brasil), partindo da ideia de que um processo de pesquisa, mais do que ações instrumentais visando objetivos claros e percursos pré-definidos, também é uma forma de encontro, que envolve tanto situações concretas como fatores subjetivos e emocionais. A partir do relato de vida de uma moradora de rua busca-se discutir e analisar aquilo que chamamos de "palavras náufragas", indicadoras tanto da sua condição social e estrutural, como de suas vivências psíquicas e construções simbólicas. Nesse sentido, este artigo tenta construir um diálogo entre o material teórico e de campo e uma perspectiva psicanalítica acerca, principalmente, do trabalho analítico a partir da relação da dupla.

Palavras-chave : Situação de rua; Método psicanalítico; Relatos de vida; Pesquisa de campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )