SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número60Pedra de segredoSegredo e performatividade: Uma reflexão psicanalítica sobre o enfraquecimento das narrativas identitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

LISONDO, Alicia Beatriz Dorado de. O poder da verdade: Segredos, mentiras, traumas sangrantes no filme Incêndios (2010), de Denis Villeneuve. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.38, n.60, pp. 67-82. ISSN 0101-3106.

O filme Incêndios é interpretado à luz de temas caros para a Psicanálise: as questões relativas à origem, o poder da verdade, a transmissão psíquica transgeracional (silêncios, segredos, lutos não elaborados, o trabalho de ressignificação e reconstrução da história, o refúgio no silêncio ante a dor e o sofrimento indizível); a autora tece as diferenças entre a relação de Jocasta e Édipo nas mentiras; e a relação entre Nawal, mãe do bebê arrancado de seu ventre, o primogênito; que sofre a orfandade e só consegue ser alguém para alguém como torturador e atirador implacável. Seus filhos gêmeos, concebidos na prisão ao ser estuprada pelo primogênito, cumprem seu desejo ao investigar a história da sua própria vida. Essa mãe deixa como herança e legado verdades a serem vividas e conhecidas.

Palavras-chave : Origem; Transmissão psíquica; Verdade; Orfandade; Ressignificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License