SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número60O poder da verdade: Segredos, mentiras, traumas sangrantes no filme Incêndios (2010), de Denis VilleneuveAbjeção e segredo: a fotografia como testemunho e ficção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SILVA JUNIOR, Nelson da. Segredo e performatividade: Uma reflexão psicanalítica sobre o enfraquecimento das narrativas identitárias. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.38, n.60, pp. 83-98. ISSN 0101-3106.

Analisamos dois casos de publicidade e um sobre o tratamento político dado ao direito ao segredo (Snowden) que ocorrem em uma forma pastiche (Jameson). Essa forma performativa acarreta o enfraquecimento da potência da revelação da verdade, colocando assim em xeque a principal ferramenta terapêutica da Psicanálise. Contudo, a metapsicologia freudiana dá origem, a partir das teses de Além do princípio do prazer, a um modelo de subjetividade aberta. Esse modelo é capaz de articular a forma pastiche do segredo com o enfraquecimento das narrativas identitárias, e este último com melhores formas de tratamento do segredo.

Palavras-chave : Direito ao segredo; Verdade; Identidade; Narrativa; Performatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License