SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número60Notas sobre a Psicanálise em tempos de algoritmosA autobiografia de Wilfred Bion: o segredo como fonte de si mesmo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

NUNES JUNIOR, Ario Borges. O valor do segredo na religião e na psicanálise. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.38, n.60, pp. 161-174. ISSN 0101-3106.

O objetivo deste estudo é abordar a questão do segredo sob a perspectiva religiosa e a psicanalítica. Em ambos os casos, a promessa de segredo de quem escuta entra como garantia. No entanto, o confronto entre as duas modalidades revela reações antagônicas em relação à resistência à verbalização. No âmbito religioso, o dispositivo da confissão, centrado no mandato de tudo dizer em relação aos pecados, enfoca a revelação, assim, a atenção fixa-se no congelamento da cena proibida, que parece se reafirmar na ficção pulsional. Em relação à regra fundamental, o conteúdo omitido desloca-se para um papel secundário e a atenção se volta para a recusa do analisando à associação livre, o que está, estreitamente, vinculado ao manejo transferencial e, de alguma forma, à lacuna inerente ao sentido da fala e à sua interpretação.

Palabras clave : Segredo; Silêncio; Psicanálise; Religião; Confissão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License