SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número60Notas sobre a história da fotografia: o "estranho encontro" entre realidade e ficção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

HAUDENSCHILD, Teresa Rocha Leite. Modernismo, mulher e psicanálise: Adelheid Koch, Virgínia Bicudo, Lygia Amaral e Judith Andreucci: pioneiras da psicanálise em São Paulo. Ide (São Paulo) [online]. 2015, vol.38, n.60, pp. 215-235. ISSN 0101-3106.

A autora retraça o começo da história da psicanálise em São Paulo, entrelaçada à literatura desde 1926, quando Durval Marcondes publica um artigo no Klaxon sobre crítica literária baseada na psicanálise, e é elogiado por Freud, que em 1928 dispõe-se a ler o primeiro número da Revista Brasileira de Psicanálise (que também publica dois artigos sobre literatura). Em 1936, a pedido de Freud, Jones convida Adelheid Koch, membro associado do Berlin Psychoanalytic Institute, para vir ao Brasil analisar futuros analistas. A partir de entrevistas com Eleonore, filha de Adelheid, e com Virgínia Bicudo, Lygia Amaral e Judith Andreucci, a autora relata o início da formação psicanalítica, quando Virgínia torna-se a primeira candidata latino-americana, ao deitar-se no divã de Adelheid, em outubro de 1937. Essas pioneiras da psicanálise da SBPSP, mulheres destemidas, têm sempre, em suas vicissitudes, Durval Marcondes como companheiro inabalável.

Palavras-chave : Expressionismo; Impressionismo; Formação psicanalítica; Modernismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License