SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue61The Kleinian body: the cradle of beingBodies in the multitude, jellyfishes in the oceans, pulsatory pumps: taking a walk in the field of the bodypsychotherapies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

AVILA, Lazslo Antonio. Corpo e mente em questão: em busca da gênese dos sintomas psicossomáticos. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.38, n.61, pp. 51-61. ISSN 0101-3106.

A Psicossomática é uma rica área de investigação tanto em Psicanálise como em Medicina. Desde Freud, importantes psicanalistas, como W. R. Bion, D. W. Winnicott e J. McDougall, têm se dedicado a discutir os complexos fatores envolvidos na gênese e no tratamento dos sintomas nos quais o corpo e a mente se apresentam imbricados. Apresentamos aqui um modelo, originalmente proposto por G. E. Berrios e I. Marková (1995) para representar graficamente a origem e as vias de modificação para os sintomas mentais, que foi modificado para representar os sintomas psicossomáticos e suas possibilidades de transformação psicoterapêutica.

Keywords : Corpo; Mente; Psicanálise; Psicossomática; Modelo de Cambridge.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License