SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número61Corpo e mente em questão: em busca da gênese dos sintomas psicossomáticosPassos, manchas e traços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

FAVRE, Regina. Corpos na multidão, medusas nos mares, bombas pulsáteis: uma incursão no campo corporalista. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.38, n.61, pp. 63-78. ISSN 0101-3106.

Os corpos se tecem como um dentro e um fora, uma superfície e uma profundidade. Suas fronteiras contêm a excitação do vivido imerso no acontecimento. Os corpos se fazem no ambiente-acontecimento no decorrer de sua história formativa, em gradientes de mais ou menos consistência, mais ou menos excitação. Corpos se configuram com tecidos, mostram maior ou menor maturação, mais ou menos capacidade de absorver o acontecimento presente e formar estruturas com o vivido. Identificar-se com a realidade biológica, tal como é compreendida atualmente, nos ajuda a ver que a organização viva é molecular e em contínua autoprodução e conexão, exatamente como a multidão que hoje é a nossa realidade subjetiva. Devemos acionar em nós uma atitude genealógica, ética, estética, clínica e filosófica, para abordar esse assunto.

Palavras-chave : Corpo; Multidão; Processo formativo; Poderes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License