SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número61Marina Abramović - singular e múltiplaTatuagem, linguagem artística e doença psicossomática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

SILVA JUNIOR, Nelson da  e  GASPARD, Jean-Luc. Elipses freudianas: as práticas e usos do corpo como sintoma da subjetividade neoliberal. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.38, n.61, pp. 109-119. ISSN 0101-3106.

Assumindo que, em psicanálise, os sofrimentos individuais remetem a formas gerais do discurso, visamos discutir os pressupostos metodológicos que permitem o pensamento freudiano chegar às condições sociais de possibilidade dos sofrimentos individuais. Com efeito, tal recuo permite que, em um segundo momento, Freud considere como sintomáticas as formas discursivas convencionalmente consideradas como normais. Busca-se assim tomar as modificações corporais como sintomas da cultura atual, marcadas pelo que Lacan chamou de discurso da ciência e discurso capitalista e que se organizam em torno do que o discurso neoliberal promove como um sujeito ideal.

Palavras-chave : Modificações corporais; Patologias do social; Masoquismo; Subjetividade neoliberal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License