SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número62Enfrentando e celebrando o corpo em suas ambiguidades. Proposta da filosofia madura de NietzscheO sudário e o rosário: Arthur Bispo entre mistérios dolorosos e gloriosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

NUNES JUNIOR, Ario Borges. Psicanálise, carne e estigmas. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.39, n.62, pp. 29-43. ISSN 0101-3106.

O estudo aborda as incidências, na psicanálise, do clássico debate acerca da descontinuidade da experiência subjetiva, fragmentada em duas modalidades, uma relativa à concretude orgânica e outra à virtualidade simbólica. Inicialmente, são apresentadas algumas concepções filosóficas e teológicas relacionadas à ideia de carne. Os elementos comuns organizam-se segundo três vertentes: transição, plasticidade e li-mite. Essas vertentes possibilitam uma aproximação às incidências clínicas mais ilustrativas da complexa interface entre o sujeito e o seu corpo. Nesses casos, o gozo fixa-se em um emblema inscrito no corpo, que é tomado como referência mimética para sustentar a própria existência, como sugerem alguns eventos no corpo, dentre os quais, os estigmas de alguns místicos.

Palavras-chave : Psicanálise; Corpo; Psicossomática; Carne; Estigmas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License