SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número62Robert Mapplethorpe: corpo em exposiçãoOuvir o Rio: a escuta na psicanálise e na poética de Cildo Meireles índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

BARROS, Cesar. O corpo em ato: espaço da intimidade, corpo do artista, nosso corpo. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.39, n.62, pp. 77-91. ISSN 0101-3106.

O propósito deste estudo é mostrar a singularidade das Aktions, de Joseph Beuys, trabalhos que envolveram a presença do artista agindo diretamente nas suas execuções. Beuys faz uma passagem do corpo da obra para a exposição do seu próprio corpo, fazendo com que este seja parte constitutiva da obra. Assim, dos trabalhos expostos na vitrine, passa para a própria exposição/interação com os materiais antes produzidos e expostos nas galerias e museus. Para tanto, percorri um caminho que passou por dois trabalhos de escultura na tradição da exposição na vitrine e três Aktions realizadas por Beuys, as quais ele desenvolveu com a participação de animais: um coelho, um cavalo e um coiote e vários elementos que foram explorados ao longo da sua obra, como a gordura, o feltro e diversos objetos e desenhos. Seu corpo se coloca em evidência.

Palavras-chave : Corpo; Performance; Aktion; Beuys.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License