SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número62O aniquilamento do corpo em Auschwitz: análise semiótica do relato de Primo LeviA incômoda performatividade dos corpos abjetos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

RAMOS, Heloisa de Moraes  e  MALZYNER, Mirian. Duelo e diálogo: e Deus criou o homem. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.39, n.62, pp. 149-156. ISSN 0101-3106.

O artigo aborda as vicissitudes da integração somatopsíquica, particularmente as questões de gênero, usando referências das artes em geral, dança, cinema e artes plásticas. Pacientes em que a identidade de gênero não corresponde à identidade biológica geram inúmeras questões: estamos diante de uma patologia? Se assim for, de que ordem? Estamos falando de perversão? De um transtorno borderline? Uma psicose? Ou talvez um transtorno narcísico? Ou a partir de outro vértice, uma forma diferenciada de expressão da condição humana, uma patologia do ser? A perplexidade que essas questões trazem para nós psicanalistas leva à busca de novas perspectivas.

Palavras-chave : Integração somatopsíquica; Identidade de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License