SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número62A incômoda performatividade dos corpos abjetosTatuagens: A pele como tela de expressão cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

ALI, Nabil Sleiman Almeida. Corpo de Diadorim: abjeção, Deus e o Diabo. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.39, n.62, pp. 167-182. ISSN 0101-3106.

Corpo de Diadorim - Abjeção, Deus e o Diabo Este artigo contém uma breve reflexão entre literatura e psicanálise, considerando a composição do corpo de Diadorim - personagem feminina e masculina - na obra Grande sertão: veredas do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, segundo a percepção sensualizada e impedida da personagem Riobaldo. Inicialmente, Diadorim apresenta-se a Riobaldo como homem, em missão de vingança por seu pai, em trajetória de guerrilha, estabelecendo parceria de guerra com o amigo. No entanto, essa relação se torna para ambos profundamente amorosa, vivenciada como tormenta conflituosa por Riobaldo e em silêncio ciumento, mas calmo e constante, por Diadorim. No final do livro há a revelação do corpo de mulher de Diadorim. Mas a narrativa do protagonista, auxiliada pelo "leitor", como se fosse um analista, nos revela que Diadorim também é o híbrido do narrador e da narrativa.

Palavras-chave : Guimarães Rosa; Psicanálise; Corpo; Abjeção; Recepção estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License