SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número62Tatuagens: A pele como tela de expressão culturalUma pele-pergaminho: memória e publicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

VANNUCCHI, Ana Maria Stucchi et al. Escrevendo em mim: me inscrevo e me descrevo. Ide (São Paulo) [online]. 2016, vol.39, n.62, pp. 193-213. ISSN 0101-3106.

O presente trabalho visa apreender o corpo pensado como um espaço de inscrição simbólica. O trabalho é resultado da interlocução entre psicanalistas que, estudando as vicissitudes da adolescência, tomaram como viés a investigação acerca de diferentes modalidades de inscrições e marcas corporais. Como crivo das nossas elaborações psicanalíticas, enfocamos as tatuagens, que se apresentam como formas de linguagem e expressão. Nessa fase da vida, o corpo passa a ocupar espaço privilegiado de manifestações e comunicações de conflitos psíquicos. A investigação aqui proposta reflete sobre as contribuições da psicanálise ao que se refere ao ato de ferir o corpo, como também reflete sobre as inscrições corporais pigmentadas na pele, como possíveis formas identitárias e integradoras, que estabelecem a comunicação entre mundo interno e externo, corpo e mente.

Palavras-chave : Psicanálise; Corpo; Mente; Linguagem; Tatuagens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License