SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número63Como se conversa?: Aproximações, conexões e apoiosSubjetividade como mercadoria e a doença normótica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

LEVISKY, Ruth Blay. Expressões da intimidade nos vínculos: interferências da cultura. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.39, n.63, pp. 41-58. ISSN 0101-3106.

O objetivo desse trabalho é discutir a intimidade na cultura atual e como ela se expressa e se organiza na complexa rede de arranjos vinculares existentes. Refletir sobre a relação entre a constituição mental do sujeito e seu modo de expressão dos afetos na cultura real e virtual; o que chamamos hoje de intimidade entre sujeitos na vida real seria equivalente nas relações virtuais? Como alcançar na relação analítica um espaço de intimidade que abra condições para a exploração do íntimo? Em muitas letras de músicas populares brasileiras atuais não se tem tratado sobre o tema família, mas sim, de questões sociais, do vazio e dos desencontros. O que estaria representando a família e os vínculos amorosos atuais na mente criativa desses artistas da cultura contemporânea?

Palabras clave : Intimidade; Cultura; Vínculos; Realidade objetiva; Virtualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License