SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número63Subjetividade como mercadoria e a doença normóticaO íntimo, o estranho e o duplo no mundo digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

HERRMANN, Leda. Intimidade da clínica: a questão do íntimo. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.39, n.63, pp. 79-90. ISSN 0101-3106.

A autora trabalha o tema da intimidade da clínica proposto pelo pensamento de Fabio Herrmann, avançando considerações a ela inerentes sobre o estranho diálogo que se constrói na sessão analítica. Na teoria dos campos, a intimidade da clínica não diz respeito apenas à relação analista/paciente, constitui-se em um tema clínico-teórico e passeia pelo que fundamenta a clínica, tendo como perspectiva sua condição princeps de propiciadora da construção de conhecimentos em Psicanálise. O texto procura acompanhar a forma pela qual na intimidade da clínica nosso método interpretativo persegue a sustentação da eficácia terapêutica da Psicanálise, não perdendo de vista a questão do por que a terapia psicanalítica funciona, e na explicitação de como cura.

Palabras clave : Intimidade da clínica; Teoria dos campos; Fabio Herrmann.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License