SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número63O íntimo, o estranho e o duplo no mundo digitalDe corpo e alma: fragmentos do trabalho de elaboração do psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

BARBOSA, Marielle Kellermann. A questão do íntimo na internet. Youtubers como psicanálise do quotidiano. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.39, n.63, pp. 99-115. ISSN 0101-3106.

Youtubers são um novo fenômeno de mídia, jovens que agregam milhões de seguidores e são chamados digital influencers. Uma singularidade dessa mídia é a suposta intimidade existente entre youtuber e seguidor, proporcionada pela lingua-gem atualizada, pelos interesses compartilhados, pela falta de intermediários e a velocidade de interação da ferramenta. No presente trabalho, os vídeos de youtubers são observados enquanto novo produto cultural e tomados como um quotidiano, a partir da teoria de Herrmann, que propõe a abolição da dicotomia entre fantasia interna e realidade, postulando um humanístico dia a dia que tanto constitui sujeito quanto mundo. Finaliza-se com uma reflexão a respeito da intimidade e levanta-se a hipótese de que a popularidade desse novo formato de mídia pode ser observada como uma formação de compromisso de sucesso do anseio por intimidade que descarta o traumático do encontro com o outro.

Palavras-chave : Teoria dos campos; YouTube; Cultura; Intimidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License