SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número63Privação e delinquência: caminhos e descaminhos da esperança. Uma contribuição psicanalítica para políticos e cidadãos brasileirosAnne-Joseph Terwaigne, aliás, Théroigne de Méricourt (1762-1817): revolução e loucura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

PATTO, Maria Helena Souza. Direitos humanos e desigualdade social. Ide (São Paulo) [online]. 2017, vol.39, n.63, pp. 185-197. ISSN 0101-3106.

Em sociedades atuais marcadas por profundas desigualdades econômicas e sociais, como a brasileira, é preciso levá-las em conta se quisermos en-tender o aumento inquestionável, nas últimas décadas, da chamada "delinquência juvenil" nas camadas mais pauperizadas da população, expressão polissêmica e geralmente definida em termos negativos em sua versão oficial. O psicanalista Winnicott se valeu da expressão "privação e delinquência" para definir sintomas presentes em crianças e jovens que, durante a Segunda Guerra Mundial, foram separadas de seus pais para protegê-las dos bombardeios nas cidades inglesas maiores. Hoje, no entanto, é preciso refletir sobre a natureza da privação vivida por grande parte dos jovens brasileiros que, cada vez mais privada de seus direitos individuais, sociais e políticos, e impedida de possuir os bens materiais valorizados em uma sociedade individualista, competitiva e consumista, quer possuí-los a qualquer preço.

Palavras-chave : Desigualdade social; Consumismo; Privação; Criminalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License